Boa Noite! São Paulo, 26 de Abril de 2024
Editorial Veja +
11 anos da lei Maria da Penha
11 anos da Lei Maria da PenhaNeste mês de agosto a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), completa 11 anos de existência. Isso é um marco na história dos direitos em defesa da mulher no Brasil. Mesmo assim, os casos de violência doméstica têm aumentado...

Ler Mais
Eunice Cabral
Presidente da Conaccovest-BR
 
Boletins Veja + Revistas Veja +
Versão Português / Portuguese Version  
Fevereiro/2016
Versão Português / Portuguese Version  
Dezembro/2014
Vídeos Veja +
LER/DORT - notificação compulsória pelo SUS
Enquete  
 
Ação voltada à indústria têxtil, vestuário, couro e calçaos é pauta de reunião no CTN
09/06/2017

 

Ação voltada à indústria têxtil, vestuário, couro e calçaos é pauta de reunião no CTN

FUNDACENTRO, FETINCCCOVEST E CONACCOVEST discutem mais uma parceria a ser desenvolvida em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais

Por ACS/Débora Maria Santos em 07/06/2017

Fotos: ACS/Débora Maria Santos

Ontem, 06/06, o presidente da Fundacentro, Paulo Arsego; o assessor técnico da presidência, Washington Maradona e o ergonomista e design da instituição, Ricardo Costa Serrano, estiveram reunidos com a presidente Milene Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Birigui e também secretária da Secretaria Nacional de Saúde e Segurança da Conaccovest; com Eunice Cabral, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados (CONACCOVEST); Sandro Luiz do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco e com o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados, Chapéus, Confecções e Vestuário do Estado de São Paulo, Reginaldo de Souza Arantes.

A reunião foi realizada no Centro Técnico Nacional e a pauta foi de atender a demanda dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais no projeto de estudo que viabiliza implantar mobiliários adequados no setor de costura. O primeiro estudo será realizado em Blumenau (Santa Catarina), de acordo com Milene Rodrigues, o pedido partiu de auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho no evento denominado “Abril Verde¨ em Blumenau realizado no dia 27 do mesmo mês em parceria das entidades Ministério do Trabalho, FUNDACENTRO, Ministério Público do Trabalho, SINTRAFIT, CONACCOVEST E SENAI e com o objetivo de realizar a adequação ergonômica nos postos de trabalho das costureiras, com ênfase na superfície de tampo e pedal de acionamento, iluminação em LED e cadeira ergonômica. Com suporte nas NR´s 17 e 12 e nota técnica 60 da Comissão Nacional de Ergonomia.

Milene Rodrigues frisa que, além do ergonomista, será necessário também o acompanhamento de um médico do trabalho; antes era realizado pelo médico do trabalho da Fundacentro aposentado, Dr. Antonio Carlos Daltrini.

“A ergonomia no ambiente de trabalho é importante para assegurar a saúde dos trabalhadores (as)”, salienta Eunice Cabral. Completa que “a parceria CONACCOVEST & FUNDACENTRO traz na prática resultados concretos em melhorias das condições ergonômicas no posto de trabalho e que com ela mais 700 mil trabalhadores brasileiros dos setores das indústrias representados pela CONACCOVEST foram efetivamente beneficiados. É exemplo mundial!.”

O presidente da FUNDACENTRO Paulo Arsego refirmou a parceria e comenta que a instituição também participará desta nova ação que será desenvolvida em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Salienta que o papel dos auditores fiscais é fundamental. Diz ainda que a capacitação do

auditor fiscal em diversas vertentes da segurança e saúde no trabalho de forma contínua é um benefício agregador para o profissional e, sobretudo, para a sociedade.

Nesse sentido, está em projeto de estudo, a parceria da instituição com a Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (Enit) para capacitar 1.200 auditores fiscais, por meio de curso de pós-graduação em Segurança e Saúde, direcionado a esses profissionais. “A meta é capacitar 120 auditores fiscais por ano, juntamente com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT)”. A iniciativa é do Ministério do Trabalho (MT) que pretende investir na capacitação e no fomento direcionado às atividades institucionais da inspeção do trabalho.

Reginaldo de Souza Arantes presidente da FETINCCCOVEST solicitou ao presidente da FUNDACENTRO conhecimentos sobre a importância da implantação da ergonomia nos postos de trabalho façam parte da grade de capacitação da inspeção do trabalho e que o “Projeto da parceria CONACCOVEST & FUNDACENTRO” , seja mostrado como exemplo.

Adequação nos postos de trabalho das costureiras

A Fundacentro participa desta cooperação desde 2003 e a partir daí iniciou-se os trabalhos de adequação nos postos de trabalho das costureiras. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu quatro patentes de design industrial, como tampo da mesa de costura, mesa auxiliar, pedal móvel e iluminação em LED.

Ricardo Serrano desenvolveu protótipos de cadeiras ergonômicas e inovações como tampo, pedal, mesas auxiliares e iluminação de LED para máquinas de costura, os quais foram implantados em alguns setores da indústria têxtil. Durante a reunião, foi ressaltado que o mobiliário inadequado causa muitos problemas de saúde. “As dores acometem a coluna lombar e região cervical, costas e ombros, bem como dores pelo corpo e nas regiões dos membros inferiores e superiores, enfatiza Serrano”.

Segundo o ergonomista, Ibitinga, localizada em São Paulo, será a primeira cidade a ser implantado estudo ergonômico na confecção de edredons e cobertores. “A superfície do tampo das máquinas de costura é incompatível com o volume, peso e os tipos de tecidos. Isto ocasiona problemas musculoesqueléticos, principalmente nos membros superiores e coluna vertebral”, explana Ricardo.

No Brasil, de acordo com dados oficiais da Previdência Social, em 2016, as dores lombares englobaram o maior motivo de ausências no trabalho. No primeiro trimestre do mesmo ano, foram registrados 24 mil afastamentos. Já, os planos de saúde indicam um número de 52% relacionados a problemas de dores nas costas, e são emitidos atestados médico, a cada 5 minutos.

Em média 269 trabalhadores entram em licença médica por conta de problemas na coluna. Diante disso, ocorre o absenteísmo, queda de produtividade, irritabilidade das organizações e alteração no clima

organizacional. As cirurgias na coluna cresceram 79% de 2015 a 2016, e as principais causas são postos de trabalhos inadequados, frio com ar condicionado, pressão emocional e sedentarismo.

No final da reunião ficou definido um prazo de (60) sessenta dias para desenvolver um projeto de estudo ergonômico destinado aos setores de confecção em Blumenau. “Ambiente de trabalho saudável é imprescindível tanto para o trabalhador como para o empregador”, ressalta a presidente da Connacovest, Eunice Cabral. Completa que a ação resulta em conforto, eficiência e segurança no trabalho.


   


Compartilhe:
Compartilhe no Facebook
Imprimir
Voltar
 
 

Sede Conaccovest
Rua dos Bandeirantes, 388 - 2º andar - Bom Retiro - SP - CEP: 01124010
Tel: (11) 3329-6320.

Desenvolvido por
Ábaco Informática - (11) 3333-3234