Bom Dia! São Paulo, 6 de Maio de 2024
Editorial Veja +
11 anos da lei Maria da Penha
11 anos da Lei Maria da PenhaNeste mês de agosto a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), completa 11 anos de existência. Isso é um marco na história dos direitos em defesa da mulher no Brasil. Mesmo assim, os casos de violência doméstica têm aumentado...

Ler Mais
Eunice Cabral
Presidente da Conaccovest-BR
 
Boletins Veja + Revistas Veja +
Versão Português / Portuguese Version  
Fevereiro/2016
Versão Português / Portuguese Version  
Dezembro/2014
Vídeos Veja +
LER/DORT - notificação compulsória pelo SUS
Enquete  
 
Fortalecimento da capacidade sindical na cadeia da produção global
22/08/2014



Este foi o tema do encontro regional que aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto, na Colônia de Férias do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco, na Praia Grande.

Entidades de diversos países estiveram presentes. Entre eles:

Argentina, Brasil, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, e Uruguai.

A Abertura do evento ficou a cargo de Laura Carter da Industriall Union Global, Sergio Marques Vice presidente da Conaccovest  e Waldeli Melheiros da FES.

Laura Carter destacou a importância da união da FES com a Industriall e o que isto significa para o fortalecimento sindical na cadeia de produção global para os setores TEXTIL, VESTUARIO, COURO E CALÇADO.

O objetivo é que estes setores tenham um trabalho social e sustentável focado no respeito dos direitos trabalhistas em suas cadeias produtivas.

“O objetivo é que a Industriall-FES seja instrumento de defesa dos direitos dos trabalhadores, conquistando acordos macro globais para as redes sindicais” destacou Laura.

Cada participante relatou a realidade dos setores em seus países, resultando numa troca de experiências e idéias.

Trabalhos desenvolvidos em grupos, dinâmicas e um importante seminário sobre “Trabalho Precário” integraram cada participante.

As rodadas de debates foram marcadas pela dura realidade vivida por milhões de trabalhadores no mundo e que no Brasil a Conaccovest vem encarando de frente: a análoga escravidão.

No seminário foram apresentadas ações que os setores vêm focando em defesa dos direitos dos trabalhadores contra o trabalho precário, terceirizado e escravo.

Entre os participantes destaque para a Fetincccovest (São Paulo) que vem se destacando pelo trabalho pioneiro na implantação da ergonomia e segurança dentro das empresas do interior de São Paulo com o apoio do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco.

“Temos buscado a integração. Conaccovest, Fetincccovest e Sindicato das Costureiras de SP estão juntos e focados em objetivos comuns. Denúncias encaminhadas ao MPT tem gerado diligências em cidades como Bauru e Sorocaba, região noroeste do estado de São Paulo, em especial nas cidades de Taquaí e Fartura. O trabalho tem surtindo efeito  que diversos sindicatos de outros municípios  tem procurado a Federação solicitando apoio.” Destacou Reginaldo de Souza Arantes, presidente da Fetincccovest.

Já o presidente da Fetraccovestt (Paraná), José Ricardo Leite apresentou no encontro o trabalho que vem sendo desenvolvido em seu estado na ergonomia.

“As Federações que integram a Conaccovest desenvolvem um trabalho integrado e direcionado as necessidades de nossos setores. Temos uma única visão” Finalizou Ricardo.

A presidente da Conaccovest, Eunice Cabral que também é integrante do comitê executivo da IndustriALL, finalizou o evento deixando firmado o compromisso pela luta solidária e convocando os (as) companheiros (as) a buscarem soluções globais para o setor.

 




 


   
Autor: Miriam Modesto
Fonte: Colaboração: Susiclea Assis, Ricardo Leite e Reginaldo de Souza Arantes

Compartilhe:
Compartilhe no Facebook
Imprimir
Voltar
 
 

Sede Conaccovest
Rua dos Bandeirantes, 388 - 2º andar - Bom Retiro - SP - CEP: 01124010
Tel: (11) 3329-6320.

Desenvolvido por
Ábaco Informática - (11) 3333-3234