A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados – CONACCOVEST completa três anos!
Neste 21 de janeiro de 2009 temos muito a comemorar, afinal o reconhecimento na justiça da legitimidade de nossa Confederação é mais que uma conquista!
Analisando pelo curto espaço de tempo de sua existência podemos ver o engajamento em lutas importantes para o setor como:
· O Encontro das Mulheres das Américas do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados
- A Defesa do Trabalho na Indústria contra a invasão de produtos importados de baixa qualidade,
- Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários;
- Redução dos Juros
- Manifestação pela Jornada Mundial de Igualdade do Trabalho Decente, entre outras.
A Conaccovest é uma entidade que tem como prerrogativas estatutárias representar e defender os interesses, em âmbito nacional, dos sindicatos e toda a categoria profissional representada, bem como promover a união entre federações, sindicatos e trabalhadores(as); celebrar convenções, acordos, contratos coletivos de trabalho ou instaurar dissídios coletivos; desenvolver relações sociais e trabalhistas na defesa dos interesses da categoria profissional, dentre outros.
Além dessas obrigações, a CONACCOVEST tem como princípio básico o objetivo de "organizar trabalhadores(as) e também integra-los no que diz respeito à globalização e novas tecnologias, além de buscar efetivamente a consolidação de uma política industrial que no nosso setor ainda não tem”.
É com muita satisfação que verificamos na prática o vigoroso crescimento que a nossa entidade atingiu em tão pouco tempo; priorizamos o trabalho de formação de quadros dirigentes visando prepará-los para os crescentes desafios que são colocados aos trabalhadores, mas sem perder de vista as questões nacionais como a luta contra a emenda 3 , contra a pirataria,contra a concorrência desleal; contra o trabalho infantil e a informalidade.
A agenda internacional também tem sido muito intensa, com trabalhos na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. Esses intercâmbios são de grande importância para a troca de experiências e conhecimento de realidades muito diferentes e muitos problemas em comum.
A luta da Conaccovest no campo institucional tem chamado a atenção das autoridades com relação às dificuldades enfrentadas pelos setores, Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados e seus reflexos na vida dos (as) trabalhadores (as) dessas cadeias produtivas, visto que o nosso País não possui uma política industrial que trate de maneira adequada as empresas de menor porte, e que são fontes geradoras de empregos, a falta de uma reforma fiscal e tributária e a questão cambial que desestimula a produção interna e facilita as importações sem critério.
Todas essas e outras questões tem sido encaradas de frente pela nossa entidade e seus filiados, na busca de soluções que fortaleçam o setor com retorno em melhores condições de vida para os trabalhadores (as).
Temos muito a prosseguir diante do fantasma da crise; incentivar a produção, lutar pela garantia dos empregos e acima de tudo acreditar!
Somos fortes, mas unidos seremos imbatíveis!
Eunice Cabral -Presidente da CONACCOVEST