Bom Dia! São Paulo, 29 de Março de 2024
Editorial Veja +
11 anos da lei Maria da Penha
11 anos da Lei Maria da PenhaNeste mês de agosto a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), completa 11 anos de existência. Isso é um marco na história dos direitos em defesa da mulher no Brasil. Mesmo assim, os casos de violência doméstica têm aumentado...

Ler Mais
Eunice Cabral
Presidente da Conaccovest-BR
 
Boletins Veja + Revistas Veja +
Versão Português / Portuguese Version  
Fevereiro/2016
Versão Português / Portuguese Version  
Dezembro/2014
Vídeos Veja +
LER/DORT - notificação compulsória pelo SUS
Enquete  
 
Relançada frente pelo desenvolvimento da indústria têxtil e confecção
16/04/2015

Representantes da frente devem se reunir nesta semana com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto, para discutir a pauta de interesse da indústria têxtil


Foi relançada no último dia 14/04, em evento na Câmara a Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Indústria Têxtil e Confecção. Representantes da frente devem se reunir com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto, para discutir a pauta de interesse da indústria têxtil.

Um dos compromissos da frente é lutar pela implantação do RTCC, o Regime Tributário Competitivo para a Confecção, a fim de fortalecer a indústria, manter os empregos do setor e gerar novos postos de trabalho. Segundo o coordenador da frente na Câmara, deputado Henrique Fontana, do Rio Grande do Sul, a legislação deve ser diferenciada para setores de mão de obra intensiva, principalmente em relação às alíquotas de contribuição previdenciária. Na opinião dele, a desoneração da folha de salários, que começou a ser implantada em 2011, foi uma medida importante nesse sentido.

"E agora, fruto da necessidade de ajuste, o governo propõe rever essas desonerações. Nós entendemos que essa revisão deve ser seletiva. Ou seja, o setor de mão de obra intensiva deve ser protegido e manter uma alíquota mais adequada, só pra dar um exemplo."

Outro compromisso da frente parlamentar é combater as importações ilegais e a competição desigual com os países da Ásia, principalmente a China. A frente defende ação forte do Ministério da Fazenda e da Polícia Federal para evitar o contrabando. O Brasil é o quarto maior produtor de vestuário do mundo. No País, a indústria têxtil emprega 1 milhão e 620 mil pessoas e fatura anualmente mais de 54 bilhões de dólares. São 33 mil empresas responsáveis por 5% da riqueza gerada (PIB) pela indústria de transformação. Os dados são da Abit, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. O presidente da associação, Rafael Cervone, afirma que o momento, para o setor, é de definição.

"Nos vivemos um ambiente que há muito tempo não se vê tão hostil ao empreendedorismo, aos negócios, ao faturamento das empresas. Há uma imprevisibilidade generalizada, tanto na agenda tributária, trabalhista, econômica.”

Em seu discurso, a Presidente da Conaccovest e também presidente do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco, Eunice Cabral destacou:  “O governo passa por uma crise muito forte, além de corrupção na Petrobras e em outros órgãos; que vêm afetando o mercado, né? O que nós precisamos é de um ambiente simplificado, precisamos atualizar a legislação trabalhista, principalmente no nosso setor, que é intensivo de mão de obra."

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção defende a revisão de acordos internacionais porque, ao contrário de países concorrentes, o Brasil ainda não tem acordo com os principais países importadores como os Estados Unidos, União Européia, México e Japão. A frente parlamentar já começa as suas atividades com 223 deputados e 16 senadores.

   
Autor: Miriam Modesto

Compartilhe:
Compartilhe no Facebook
Imprimir
Voltar
 
 

Sede Conaccovest
Rua dos Bandeirantes, 388 - 2º andar - Bom Retiro - SP - CEP: 01124010
Tel: (11) 3329-6320.

Desenvolvido por
Ábaco Informática - (11) 3333-3234