Bom Dia! São Paulo, 29 de Março de 2024
Editorial Veja +
11 anos da lei Maria da Penha
11 anos da Lei Maria da PenhaNeste mês de agosto a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), completa 11 anos de existência. Isso é um marco na história dos direitos em defesa da mulher no Brasil. Mesmo assim, os casos de violência doméstica têm aumentado...

Ler Mais
Eunice Cabral
Presidente da Conaccovest-BR
 
Boletins Veja + Revistas Veja +
Versão Português / Portuguese Version  
Fevereiro/2016
Versão Português / Portuguese Version  
Dezembro/2014
Vídeos Veja +
LER/DORT - notificação compulsória pelo SUS
Enquete  
 
CONVENÇÃO COLETIVA DO SINDICATO DAS COSTUREIRAS DE SP E OSASCO CONQUISTA CLÁUSULA HISTÓRICA.
02/07/2012



Na quarta-feira dia 27 de junho o Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco celebrou um acordo que o fez entrar para história. Trata-se de uma cláusula a ser inserida na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria onde as empresas terão de fornecer à seus funcionários (as); cadeiras ergonômicas de acordo com o laudo solicitado pela CONACCOVEST (Confederação Nacional dos Trabalhadores dos setores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados) e elaborado pela FUNDACENTRO/SP através do ergonomista da casa Ricardo da Costa Serrano.

Esta conquista é resultado de mais de dois anos de lutas e muitas reuniões até se chegar a um consenso.

O sindicato tem priorizado em suas convenções pleitos que são importantes para seus representados e a cadeira ergonômica era um destes, pois esta comprovado que um posto de trabalho ergonomicamente correto contribui para o não adoecimento do trabalhador (a).

Sempre ciente e informado dos benefícios que pode trazer aos trabalhadores (as) o Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco montou uma comissão para tratar dos temas Saúde, Segurança no trabalho e Meio ambiente que tem como membros Milene Rodrigues, Elias Ferreira, José Antonio S. Rodrigues e Ricardo da Costa Serrano. Esta equipe tratou de pesquisar e elaborar laudo ergonômico conforme determina os itens 17.1.2 e 17.3.3 da NR-17 e item 12.97 da NR-12 o que fez desta reivindicação um pedido seguro e bem amparado nas normas legais.

Com esta nova cláusula na Convenção, os trabalhadores já têm uma importante arma para combater os Distúrbios Osteomuscular (síndrome clinica que afeta o sistema músculo-esquelético em geral, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas, tais como dor crônica, parestesia, fadiga muscular, manifestando-se principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores. Estes sintomas aparecem em decorrência das relações e da organização do trabalho, onde as atividades são realizadas com movimentos repetitivos, postura inadequadas, trabalho muscular estático e outras condições inadequadas).

Com este marco, o Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco passa a ser o primeiro sindicato do Brasil do setor da confecção a ter inserido em sua Convenção Coletiva de Trabalho clausula obrigacional que trata do cuidado da saúde dos trabalhadores do setor na questão de ergonômica.

De acordo a negociadora do setor patronal Drª Maria Tereza El cheik Pugliese, o acordo abrange a obrigação a 7000 empresas de São Paulo em fornecer a cadeira ergonômica que atende o laudo da FUNDACENTRO/SP a seus empregados (as).

"Não importa o tamanho da empresa e nem a nacionalidade de seus funcionários o sindicato lutou e conquistou o beneficio para todos os 80.000 trabalhadores por ele representados. Foi uma luta árdua que valeu a pena". Ressalta Elias Ferreira presidente em exercício do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco."Tenho muito orgulho e agradecimento em ter participado e contribuído para esta negociação deste importante sindicato, agora não estamos mais sozinhos em nossas lutas em beneficio da saúde e segurança do trabalhador (a)".

"O Sindicato dos Sapateiros de Birigui é o primeiro do setor de calçados no Brasil a celebrar clausula em convenção que cuida da ergonomia e o Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco é o primeiro do Brasil do setor da confecção. É assim com coragem, trabalhando em conjunto e unidos pelo ideal de cuidar bem de nossos representados que tornamos o mundo do trabalho mais humano", Reforça Milene Rodrigues (membro da equipe CONACCOVEST & FUNDACENTRO e presidente do Sindicato dos Sapateiros de Birigui).


   
Autor: Miriam Modesto/Milene Rodrigues

Compartilhe:
Compartilhe no Facebook
Imprimir
Voltar
 
 

Sede Conaccovest
Rua dos Bandeirantes, 388 - 2º andar - Bom Retiro - SP - CEP: 01124010
Tel: (11) 3329-6320.

Desenvolvido por
Ábaco Informática - (11) 3333-3234