Boa Noite! São Paulo, 18 de Abril de 2024
Editorial Veja +
11 anos da lei Maria da Penha
11 anos da Lei Maria da PenhaNeste mês de agosto a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), completa 11 anos de existência. Isso é um marco na história dos direitos em defesa da mulher no Brasil. Mesmo assim, os casos de violência doméstica têm aumentado...

Ler Mais
Eunice Cabral
Presidente da Conaccovest-BR
 
Boletins Veja + Revistas Veja +
Versão Português / Portuguese Version  
Fevereiro/2016
Versão Português / Portuguese Version  
Dezembro/2014
Vídeos Veja +
LER/DORT - notificação compulsória pelo SUS
Enquete  
 
Melhoria ergonômica nos postos de trabalho
20/05/2009

Conaccovest, sindicatos e Fundacentro discutem a questão da ergonomia  

Proposta de melhoria ergonômica nos postos de trabalho é apresentada aos sindicatos

 

No dia 14 de maio, a Fundacentro, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Birigui e o Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco, estiveram reunidos na sede da entidade para, em conjunto, discutirem propostas de melhoria ergonômica nos postos de trabalho dos segmentos da costura, calçados e vestuário.

A demanda partiu da presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados, Eunice Cabral, para que a Fundacentro elabore estudo de implantação ergonômica de máquinas de costuras, complementos e acessórios, com o objetivo de mudar, significativamente, a relação homem-máquina, ao oferecer conforto, eficiência e desempenho no novo formato, bem como nas regulagens.

Os danos posturais, a ausência de proteção de máquinas, o layout, o calor, as fibras de algodão dispersas no ar, a suspensão de máquinas e o uso de cadeiras inadequadas, são riscos presentes na indústria da confecção.

Outros estudos conduzidos pelo ergonomista da Fundacentro e coordenador da proposta, Ricardo Serrano beneficiaram a indústria de Birigui, por meio de alterações já realizadas em todas as fábricas da cidade, o que resultou na queda de afastamento do trabalho. A principal causa dos afastamentos eram queixas na coluna vertebral que hoje, de acordo com a presidente do Sindicato de Birigui, Milene Rodrigues, deixou de ser o 1º fator de afastamento, mas sim, o 5º.

A cidade de Birigui, produtora de calçados infantis, possui hoje 19 mil trabalhadores que produzem mais de 30 milhões de pares de calçados, de acordo com a presidente.

Os técnicos da Fundacentro irão realizar visitar técnicas nos locais de trabalho, com vistas a estudar os postos e a organização nas atividades de confecção. As visitas serão acompanhadas por uma equipe composta de ergonomista (Ricardo Serrano), engenheiro de segurança do trabalho (Jorge Reis) e médico do trabalho (Antonio Daltrini).


   
Autor: Alexandra Rinaldi
Fonte: Fundacentro

Compartilhe:
Compartilhe no Facebook
Imprimir
Voltar
 
 

Sede Conaccovest
Rua dos Bandeirantes, 388 - 2º andar - Bom Retiro - SP - CEP: 01124010
Tel: (11) 3329-6320.

Desenvolvido por
Ábaco Informática - (11) 3333-3234